quarta-feira 8 abril 2020

Vereador Markony Mendes propõe que Bancos destine funcionários para realizar prova de vida em residências de idosos impossibilitados de irem até às instituições bancárias.

Aprovado Projeto de Lei n° 021/2019, de autoria do Vereador Markony Mendes (Professor Markony) que “dispõe sobre a obrigatoriedade do envio de um funcionário bancário para realização da prova de vida para maiores de 70 anos no município de Bom Jardim”.

Desde o ano de 2012 os aposentados do INSS são obrigados a fazer a chamada prova de vida, onde são obrigados a se deslocarem até às instituições bancárias para provarem que eles são eles mesmos.

Segundo o vereador que presenciou várias situações humilhantes, onde aposentados são carregados nos braços sem ao menos o funcionário ir até a porta do Banco, o parlamentar relata que com a Lei os idosos maiores que 70 anos, acamados ou deficientes que estiverem IMPOSSIBILITADOS de chegarem até os Bancos ou instituições financeiras deverão disponibilizar um funcionário para se deslocarem até suas residências para coletarem as informações desses aposentados.

Com a proposta os bancos ficam obrigados o realizarem tal serviço em vez do aposentado ter que ir até o Banco.

O PL foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária da desta ultima terça-feira (17), e agora segue para apreciação do prefeito municipal.

ASCOM/CMBJ-MA.