Vereadores de Bom Jardim participam da 22ª Marcha em Defesa dos Municípios

Seis parlamentares representam o município em Brasília e destacam a importância de participarem do evento.

Os vereadores Marconi Mendes, Clebson Almeida, Homero Bezerra, Cristiane Varão, Manoel da Conceição (Sinego) e Charles Viana (Lebreu), participam na capital federal, Brasília, da XXII Marcha em Defesa dos Municípios. O evento iniciou na segunda-feira (08), e segue até quinta-feira (11). A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) deve reunir cerca de 10 mil municipalistas durante o evento.

Entre os pleitos mais importantes da Marcha 2019 estão: a reinstalação da Comissão do 1% do FPM (PEC 391/2017), que garante o acréscimo de 1% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A inclusão da Lei Kandir, PLP 511/2018. Também entre os desafios trazidos para a Marcha está à atualização dos Programas Federais, o Novo Fundeb, o teto dos gastos públicos e o financiamento para pagamento de precatórios.

A abertura oficial foi realizada na segunda-feira (08), com a participação do presidente da República Jair Bolsonaro, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, presidente do Senado, Davi Alcolumbre e dos ministros do atual governo brasileiro.

No evento estão sendo discutidas questões que influenciam no dia-a-dia dos Municípios apresentando as reivindicações dos movimentos municipalistas. É notório que a maioria das conquistas dos Municípios se deve ao grande poder de mobilização e articulação dos gestores públicos municipais durante a Marcha.

Para o vereador Marconi Mendes é muito importante participar do evento. “Eu tive muitas duvidas sanadas, duvidas que costumava ver apenas na Tv e quando a gente vem para cá, a gente tem de fato a essência do que é colocado e não aquilo que a televisão mostra, então, dai a importância de todos nós estamos participando desse evento, onde podemos ver e discutir as pautas nacionais que podem ser conduzidas em âmbito municipal”. Destacou o vereador.

Além de participar das palestras e debates no evento principal os parlamentares bonjardinenses também estão aproveitando suas estadias no centro da política nacional para realizar visitas a lideranças em busca de emendas e parcerias para ampliar ainda mais os investimentos em nossa cidade.

Fonte: ASCOM/CMBJ-MA, por Judson Paulino.